Super-Alimentos: AVEIA


FORÇA DA NATUREZA
Na antiguidade, a aveia irritava qualquer agricultor.
Nascia no meio das plantações de cevada e trigo e em solos mais secos e difíceis, tendo uma incrível capacidade de se multiplicar e manter viva. Como não tinha nenhum valor comercial era considerada uma praga, uma erva daninha.
Mas pouco a pouco a aveia foi vencendo essa luta. Sendo, actualmente, um dos 5 cereais mais cultivados no mundo.
Talvez por isso, a aveia apresente tantos benefícios para a sua saúde e seja o carboidrato de eleição de qualquer atleta!

MACRO E MICRO-NUTRIENTES
A aveia, com as suas 489 calorias por 100 gramas, é só um pouco mais calórica que os outros cereais. Mas em termos nutritivos está noutro patamar. Com 66 gramas de carboidratos complexos é uma óptima fonte de energia para enfrentar o dia ou um árduo treino. É também muito rica em vitamina B1 e contêm imensos minerais (ferro, cálcio, manganésio, zinco) benéficos para a saúde.
Mas o que a distingue  são as 11 gramas de fibra, que não só aumentam a saciedade como se provaram benéficas para o sistema cardiovascular.
Tem ainda 7 gramas de gordura, com as quais não se deve preocupar, e  17 gramas de proteínas, consideradas de qualidade semelhante às proteínas de soja, isto por 100 gramas de flocos de aveia.
Por tudo isso a aveia é dos alimentos mais ricos que se pode encontrar.

BENEFÍCIOS PARA SAÚDE

A aveia é um alimento funcional. As fibras solúveis presentes na aveia têm enormes benefícios para o seu coração,  sendo que as beta-glucanas conseguem baixar o colesterol ruim. Para além disso, a aveia reduz a pressão arterial o que diminui o risco de doença cardíaca. (O farelo de aveia contêm o dobro de beta-glucanas dos flocos de aveia)
Por manter os níveis de açúcar no sangue estáveis,  dificulta o ganho de gordura e ajuda a perder peso. E mais importante: previne o surgimento de diabetes e regula o transito intestinal.
Para além disso tudo, a aveia também têm-se mostrado útil em problemas como depressão ou stress e ajuda a encarar a menopausa.

AVEIA E PERDA DE PESO
Na perda de peso a aveia é uma enorme aliada. Como os seus carboidratos são complexos não corre o risco de ganhar peso. E em conjunto com a fibra, eles dar-lhe-ão uma saciedade de até 4 horas e meia. O que não é muito saudável de manter, porque reduz o seu metabolismo; isto é: apesar de se sentir saciada é melhor não demorar tanto tempo até comer novamente.
O ideal é ser consumida no café da manhã ou em refeições intermédias. Por ser tão nutritiva e de absorção lenta não corre o risco de perder a vitalidade e alegria com ela na sua dieta.
É uma fonte de carboidratos bem mais saudável que arroz branco, massa, pão integral e mesmo que qualquer tipo de fruta!

GANHO DE PESO
Não dispenso nunca aveia em bulk. Está no café da manhã, está na refeição pré-treino e às vezes até noutras refeições. Chegando a consumir mais de 500 gramas de aveia! É um óptimo carboidrato e é a principal fonte de energia de qualquer atleta!
Nunca percebi porque existe tanta gente desperdiçando dinheiro em gainers de marca. Na maioria dos casos são lixo e lixo muito caro!
O melhor gainer que você pode usar é um gainer caseiro com proteínas de alta qualidade e carboidratos complexos. Não tem muito que enganar: junte whey protein com aveia à proporção de 1:3 (pode ser adaptada) e tem o melhor batido para optimizar os seus ganhos de massa.
Como, ao contrário dos de compra, não têm açucares simples, não deve ser a refeição pós treino!

2 comentários:

  1. Realmente muito bom artigo, sempre uso ela em mingais, o problema é o preço, 350g aqui é 2 reais.

    ResponderExcluir
  2. Tenha em atenção que cozinhar a aveia aumenta o seu IG (assim como acontece no arroz e na massa, que devem estar pouco cozinhados). Isto faz com que os açucares sejam absorvidos mais rapidamente.
    Contudo, o aumento não é tão grande assim e aveia continua sendo um alimento fantástico.
    Pode acompanhar com canela, cacau ou mel para dar um gostinho. Adiciona-la a omeletes ou mesmo saladas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...