Super-Alimentos: OVO

DE VILÃO A SUPER-ALIMENTO
Durante muito tempo os ovos foram tidos como os grandes vilões da alimentação.  Eram responsáveis pela obesidade, pelo colesterol ruim alto, por problemas cardiovasculares e mesmo pelo buraco na camada do ozônio. Os médicos tentavam eliminá-los das dietas dos seus pacientes e quando não conseguiam limitavam-se a dizer para não comer mais que um ou dois por semana.
Hoje em dia já nenhum especialista acredita nisso. E de vilão o ovo passou a super-alimento.
Toda a gente viu  Rocky bebendo ovo cru antes de sair para treinar. Sempre foram muito usados na musculação. E mesmo com receio desses mitos, havia muito bodybuilder comento 6 ou 7 ovos por dia (o que já era assustador para um mês na época) e fazendo uso de medicamento para controlar o colesterol… isto porque resultava! Eles cresciam e notavam ganhos!


MACRO-NUTRIENTES
Um ovo de galinha médio possuiu cerca de 90 calorias cozido, tendo umas fantásticas 6 gramas de proteínas e 7 de gorduras (todas na gema).  Sendo que o grande inimigo de então, o colesterol ruim, só têm 0,210 gramas e supõem-se que a presença de gorduras boas equilibre um pouco a balança e não provoque problemas nesse aspecto.
A clara (parte branca) têm 3 gramas, o que é cerca de metade das proteínas. E é muito usada em suplementos como albumina ou combinados proteicos.

PORQUE SUPER-ALIMENTO?
Certamente que o que importa não é só a quantidade de nutrientes, mas principalmente a sua qualidade.
E a proteína de ovo é a rainha das proteínas!  É absorvida quase na totalidade pelo organismo e tem um conjunto de aminoácidos bastante completo, ao contrário das proteínas de origem vegetal. Isto é: tem o mais alto valor biológico de todas as proteínas (tirando a proteína de soro de leite).

COMO E QUE QUANTIDADES COMER

PARA GANHAR PESO: O ovo pode ser usado na fase de bulk, ingerindo  as claras  para obter grandes quantidades de proteínas de alto valor biológico e inteiro, porque a gordura e especialmente a gordura ruim aumenta a produção de testosterona  que é o hormônio que o ajudará a ganhar mais e mais músculo. Quanto às quantidades, pode comer clara de ovo à vontade e estabeleça os seus limites razoáveis na ingestão de gordura  na sua dieta (até ás 3 está legal).
PARA PERDER PESO: A menos que esteja a fazer uma dieta sem hidratos de carbono não coma mais que um ovo inteiro por dia. E coma claras à vontade, especialmente no pequeno almoço porque isso vai matar a fome.
PARA SUA SEGURANÇA NÃO COMA OVO CRU, ISSO SÓ O BALBOA

6 comentários:

  1. Bem legal o artigo, quanto as gemas, nao há perigo de consumilas em maior quantidade, ja que nao existem estudos que indiquem que o colesterol de ovo aumente o LDL.

    ResponderExcluir
  2. Gema de ovo aumenta sim o LDL, consequentemente a DLP no futuro. Claro que não numa proporção pequena, assim como nada de menos faz mal. Mas é bom não abusar da gema. E, ovo cru, é loucura. O ovo cru contém diversas bacterias perigosissimas, que pode deixar sequeleas. não ingira ovo cru...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários.
    O LDL ainda precisa de ser bem estudado. A comunidade cientifica, cada vez mais, acredita que os seus altos níveis se devem primordialmente a factores genéticos. Claro que tendo de ser "ativados" pelo meio (o que você come e o que você faz).

    Eu já estive cerca de 8 meses comendo 6 gemas por dia (e não era a única fonte de gordura!), controlando tudo com análises médicas e não foram visíveis aumentos significativos no colesterol ruim.

    ResponderExcluir
  4. Como 12 ovos por dia faz 1 ano, e minha saude cardiovascular esta perfeita, o que acontece é que essas pessoas com problemas cardiacos, se entopem de ovos fritos ( Gordura aquecida satura ) e colocam a culpa nos ovos, sendo que nem se incomodam com a gordura hidrogenada que estao consumindo junto.

    ResponderExcluir
  5. 12 ovos por dia? CARALHO! O_O

    ResponderExcluir
  6. Como em média 10 por dia... meus exames mostraram minha saúde em dia... com relação a ovo cru... experimentei uma única vez...kk... muito difícil de descer... = conheça as caricaturas de Salatiel Gualter www.salatielgualter.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...